Essa semana escolhemos um filme do gênero cômico-trágico do diretor francês Pierre Salvadori, "Dans la cour", (não sei qual é o título em português). Acho que a principal razão de nossa escolha foi a atriz, Catherine Deneuve. A atriz de 70 anos ainda transborda de jovialidade e, talvez seja por isso que ela continue sendo tão requisitada pelos cineastas franceses.
Nesse filme a atriz interpreta uma das protagonistas, Mathilde, que é uma aposentada a beira de uma crise de nervos. Diante à monotonia de sua vida e às suas angústias ela acaba encontrando apoio moral junto ao novo zelador do prédio onde vive, Antoine. No filme, Mathilde parece ser uma mulher ativa que ao se aposentar cai em depressão. Sem conseguir dormir, ela observa todas as noites o rachado da parede de sua sala. Ora, essa fissura representa de forma alegórica o sentimento de vazio que sente a personagem. A necessidade de controlar cada dia a espessura desse rachado torna-se uma obsessão. Então, seguindo os conselhos de Antoine, ela busca a ajuda de um especialista... em fissuras!A partir dai, ela passa a procurar pessoas em seu bairro que como ela também constataram fissuras em seus prédios para tentarem compreender juntos de onde vem tal problema.
Antoine, por sua vez, tem problemas com álcool e drogas, vicio talvez adquirido durante os anos em que trabalhava como músico. Apesar de estar sofrendo depressão, Antoine serve de alicerce para os moradores do prédio. Sua sensibilidade de artista faz dele alguém pronto para escutar o problema dos outros. Mas, ele acaba sendo sugado e nunca consegue dizer não.
O final é claro que não vou contar! Agora cabe à você assistir ao filme e depois deixar seus comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário